Planejamento Estratégico do PEA.
O PEA iniciou seu planejamento estratégico em 2020, atendendo à demanda da CAPES, sendo um dos primeiros programas da UEM a fazê-lo. Durante a pandemia, uma comissão formada por representantes de diferentes segmentos definiu as etapas do processo, começando pela caracterização do Programa com missão, visão e valores, e utilizando análise SWOT baseada em questionário aplicado aos participantes.
Com base nos resultados, foram estabelecidos seis objetivos e 29 metas para os dois quadriênios seguintes, revisados pela comissão e apresentados à comunidade acadêmica. O planejamento foi anexado ao relatório quadrienal 2017-2020, identificando pontos fortes, fracos, oportunidades e desafios, e orientando melhorias estratégicas. A participação colaborativa garantiu representatividade no planejamento, detalhado na avaliação do período mencionado.
Relatório quadrienal 2017-2020
O planejamento estratégico do PEA foi desenvolvido com base na missão e visão do Programa, alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Centro de Ciências Biológicas/UEM e aos resultados da autoavaliação. O processo teve início em um Workshop com a participação de docentes, discentes e técnicos, seguido pela formação de uma comissão que reuniu e analisou dados e sugestões da comunidade acadêmica. Esse planejamento, dividido em dois ciclos, passou por aprovação do Conselho Acadêmico antes de ser divulgado para todos os membros.
As metas visam sanar fragilidades identificadas na autoavaliação, promovendo o desenvolvimento do Programa, melhor avaliação CAPES, aprimoramento da formação discente e maior impacto social dos seus produtos.
As ações serão planejadas em três frentes: emergencial (novos métodos), médio prazo (aperfeiçoamento de procedimentos) e longo prazo (busca da excelência e conformidade com normas CAPES), priorizando a formação de qualidade, socialização do conhecimento e divulgação do Programa para a sociedade.
O PEA realizará autoavaliação anual com instrumentos online e outros métodos, cujos resultados serão compilados em relatórios por uma comissão específica (Resolução 022/2021-PEA).
Para cada área avaliada (infraestrutura, comunicação, impacto social, produção científica, recursos humanos e internacionalização), foram identificados pontos fortes e fracos e definidas ações imediatas e futuras para apoiar a missão e o crescimento sustentável do Programa.
A concordância entre o planejamento estratégico do PEA e o PDI da UEM será garantida mediante análise das diretrizes e metas institucionais, debatidas durante a elaboração dos planos estratégicos.
Objetivos e Metas
Objetivo 1: Adequação e melhoria da infraestrutura, estrutura organizacional, administrativa e financeira do PEA
Meta 1: Criar comissões para acompanhamento e execução do Planejamento Estratégico do PEA;
Meta 2: Realizar, anualmente, Workshop para apresentação dos relatórios administrativos, científicos e financeiros, bem como dos resultados da avaliação do PEA pela CAPES (divulgar internamente os índices que o PEA tem sido capaz de obter nas métricas de avaliação da CAPES), com o intuito de melhorar a comunicação interna e a autopercepção do Programa;
Meta 3: Divulgar amplamente o regulamento e normas do PEA, além de primar pelo cumprimento dos prazos, pelos discentes e docentes;
Meta 4: Revisar pontuação do currículo para seleção de Mestrado e Doutorado, com participação dos docentes e discentes;
Meta 4: Reavaliar o ingresso de estudantes ao Doutorado, com participação dos docentes e discentes;
Meta 5: Aprimorar o Exame de Suficiência em Línguas, com participação docentes e discentes;
Meta 6: Revisar o Exame de Qualificação do Doutorado, com participação de docentes e discentes;
Meta 8: Revisar os procedimentos de defesa de Mestrado e Doutorado, com participação de docentes e discentes;
Meta 9: Identificar os espaços sem acessibilidade e solicitar correção pela administração da UEM;
Meta 10: Unir esforços com o Centro de Ciências Biológicas e Reitoria para diminuir a defasagem de agentes universitários e docentes;
Meta 11: Empreender esforços para buscar editais e parcerias para captação de recursos, visando o financiamento dos projetos de pesquisa;
Meta 12: Buscar parcerias com órgãos públicos e privados para sanar deficiências financeiras e de materiais permanentes e de consumo.
Objetivo 2: Melhorar a Comunicação Externa e Interna do PEA
Meta 13: Criar uma conta em mídia social para divulgação exclusiva do PEA (Instagram, por exemplo) e avaliar o impacto e visibilidade dos produtos do Programa, na comunidade interna e externa, por meio dos índices altimétricos;
Meta 14: Criar um canal de comunicação interna, via WhatsApp, gerenciado pelos administradores, com a participação dos docentes e discentes;
Meta 15: Modernizar o site, com identidade visual atualizada.
Objetivo 3: Cumprir a Função Social do Programa de Pós-Graduação em Ecologia
Meta 16: Enveredar esforços para que 100% dos docentes e discentes se envolvam com pelo menos 1 projeto/curso de extensão todos os anos;
Meta 17: Incluir a participação dos discentes na elaboração de relatórios e trabalhos técnicos;
Meta 18: Criar uma ferramenta de acompanhamento da inclusão dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) nas atividades do Programa;
Meta 19: Incluir a identificação dos ODS nos projetos de Mestrado e Doutorado;
Meta 20: Incentivar a criação de cursos on-line/remotos com ênfase na Limnologia e Ecologia, com a participação dos discentes e docentes.
Objetivo 4: Melhorar o Impacto das Produções Científicas do PEA
Meta 21: Incentivar que 100% das publicações do PEA apresentem impacto social explicitado (impacto regional, nacional ou internacional);
Meta 22: Divulgar 100% dos artigos científicos, produzidos por docentes e discentes, em algum tipo de mídia.
Objetivo 5: Melhorar a formação discente intelectual e fortalecer os Recursos Humanos do PEA
Meta 23: Identificar demandas atuais do mercado de trabalho e ofertar disciplinas e cursos voltados para essa demanda;
Meta 24: Criar Grupos de Trabalho que promovam a discussão da implementação de cotas raciais e/ou sociais no Processo de Seleção do PEA;
Meta 25: Revisar as normas do estágio em docência, com a participação dos discentes e docentes;
Meta 26: Criar um protocolo de atendimento a casos de problemas com saúde mental dos discentes.
Objetivo 6: Aumentar o impacto da Internacionalização do PEA
Meta 27: Divulgar oportunidades internacionais através de canais de comunicação de redes sociais ex: WhatsApp;
Meta 28: Ofertar um número cada vez maior de disciplinas em outros idiomas;
Meta 29: Buscar editais internacionais, internos e externos, visando a obtenção de recursos para projetos, mobilidade internacional, acordos e eventos internacionais.